Nos dias 7 e 8 de julho, o Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) realizou uma Ação Cívico-Social (ACISO) na Colônia de Pescadores e Aquicultores Z8 de Conceição, no município de Vera Cruz, na Bahia. Esta iniciativa proporcionou aos moradores um acesso gratuito a diversos serviços médicos e odontológicos. Ao todo, foram realizados 406 atendimentos, um verdadeiro exemplo da dedicação da Marinha ao bem-estar do cidadão.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Atendimento Médico e Odontológico

Os serviços de saúde oferecidos durante a ACISO englobaram especialidades médicas como Clínica Geral, Ortopedia, Ginecologia e Pediatria. Além disso, foram disponibilizados atendimento de enfermagem, aferição de pressão arterial, exames de eletrocardiograma e orientações para a higiene bucal. Este amplo escopo de atendimento certamente contribuiu para elevar a qualidade de vida da população local.

Serviços Cartoriais Relacionados à Navegação Aquaviária

Além do atendimento à saúde, a população local também se beneficiou de serviços cartoriais relacionados à navegação aquaviária. Esses serviços foram proporcionados por uma equipe itinerante da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), reafirmando o compromisso da Marinha em contribuir não só com a saúde, mas também com a organização e legalização das atividades aquaviárias da comunidade de pescadores e aquicultores.

O Espírito Cívico-Comunitário da ACISO

A Ação Cívico-Social (ACISO) é um conjunto de atividades de caráter temporário, episódico ou programado que visa prestar assistência e auxílio às comunidades. Desenvolvidas pelas organizações militares das Forças Armadas, estas ações utilizam os recursos disponíveis em pessoal, material e técnicas para resolver problemas imediatos e prementes das comunidades assistidas. Além de sua natureza assistencial, a ACISO também atua em operações psicológicas, promovendo o espírito cívico e comunitário entre os cidadãos.

A realização desta ACISO pelo Com2ºDN, com a participação de militares do Hospital Naval de Salvador, da CPBA e do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador, exemplifica o compromisso constante da Marinha do Brasil em servir a população brasileira, oferecendo recursos e conhecimentos valiosos para melhorar a vida de comunidades em todo o país.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).