Uma retomada no estilo mais genuíno de ser de todo Militar do Exército Brasileiro. Ou seja, com uma boa dose de espírito de corpo e camaradagem. Muitas risadas, histórias de bastidores, com palestras e músicas, foram as trilhas sonoras do 1° Encontro dos Veteranos de 2022, realizado neste dia 18 de fevereiro na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende-RJ.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Cerca de 130 militares participaram, dentre eles o General de Divisão Carlos Norberto Lanzelotte, antigo Vice-Chefe do Departamento de Engenharia e Construção do Exército.

O Coronel de Engenharia Takeda, da turma de 1973 e o Coronel Samir, de Cavalaria, que chegou a ser Decano da Academia Militar, revelaram suas impressões sobre esse encontro.

“É um alívio e, ao mesmo tempo, uma alegria e motivação participar”, afirma Coronel Takeda, que foi para a reserva em 2000.

“Um encontro especial que movimentou o pessoal da reserva”, destacou Coronel Samir.

O Comandante da AMAN, o General de Brigada Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, também dirigiu palavras aos veteranos.

“Estávamos ansiosos por esse momento. Assumi o comando da AMAN em setembro de 2020. Não podemos perder esse vínculo, mesmo que estejamos passando por um momento tão difícil como foi e tem sido a pandemia da Covid-19″, destacou o Comandante da AMAN, que seguiu apresentando aos presentes a missão síntese da Academia, as peculiaridades dessa gigante Instituição de Ensino Militar e o Projeto Marechal José Pessôa, dentre outros assuntos.

Em seguida, os convidados tiveram a oportunidade de conferir uma exposição dos cursos com materiais de emprego militar, onde estavam os Cadetes de Agulhas Negras prestando toda a explicação necessária. Ocasião em que foi possível a conversa entre novas e antigas gerações, além de fortalecer a imagem da AMAN, que ontem e hoje permanece com os mesmos valores.

Fonte: Academia Militar das Agulhas Negras

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).