Quito (Equador) – No período de 16 a 18 de agosto, a Academia de Defesa Militar Conjunta das Forças Armadas Equatorianas (ADEMIC), promoveu o Seminário Acadêmico “A Segurança e Defesa entre Ameaças Difusas”, em comemoração aos 36 anos daquele estabelecimento de ensino.

No dia 16 de agosto, o Coronel Rodrigo Bordeaux Mattos, aluno do Curso de Comando e Estado-Maior Conjunto da ADEMIC, ministrou uma palestra sobre o tema, inserida no painel “A Segurança e Defesa Latinoamericana”.

O evento contou com a presença do Comandante do Comando de Operações Terrestres, General de Brigada Pablo Almeida Cañizares, de autoridades civis e militares das Forças Armadas Equatorianas e de Adidos Militares acreditados na República do Equador.

O Curso de Comando e Estado-Maior Conjunto é um curso de aperfeiçoamento para coronéis do Exército e Força Aérea, bem como para Capitães de Mar e Guerra da Marinha, equivalente aos cursos de Política e Estratégia e Alta Administração existentes nas Forças Armadas Brasileiras, preparando o assessor militar nos níveis político-estratégico e estratégico-militar.

Fonte: Aditância do Brasil no Equador

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui