Rio de Janeiro (RJ) – O Departamento de Ensino e Cultura do Exército (DECEx), por meio da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), realizou no dia 10 de fevereiro no Museu Histórico do Exército/Forte de Copacabana (MHEx/FC), a cerimônia da “Abertura do Ano Cultural de 2023”. A atividade teve por finalidade marcar o início das atividades culturais no âmbito do Sistema Cultural do Exército (SisCEx) e estreitar laços com instituições culturais congêneres presentes, como Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, além de outras organizações civis e militares.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A abertura foi presidida pelo Chefe do DECEx, General de Exército Flávio Marcus Lancia Barbosa, na sequência representantes da DPHCEx apresentaram a programação dos eventos referentes aos principais fatos históricos para o Exército em 2023, que são o encerramento das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil, 200 anos do Tenente Antonio João: herói da epopeia de Dourados e o início das comemorações dos 80 anos da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

Durante o evento, o Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército General de Brigada Luciano Antonio Sibinel, apresentou o lançamento do Passaporte Cultural do Turismo Militar, que foi criado como ferramenta para impulsionar a divulgação de todos os espaços culturais do SisCEx. Na oportunidade, receberam os primeiros exemplares, General Lancia, Chefe do DECEx, General de Exército Veterano Gleuber Vieira, Antigo Ministro de Estado do Exército e Antigo Comandante do Exército e General de Exército Veterano Rubens Bayma Denys, Antigo Ministro dos Transportes. Durante a solenidade os passaportes foram carimbados pelo Comandante do MHEx/FC, Coronel Alexandre Roberto da Silva.

Além dos nomes citados, prestigiaram o evento General de Divisão Robson Santana de Carvalho, Chefe de Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do DCT, General de Divisão Veterano Expedito Alves Lima, Vice-Presidente da Fundação Cultural do Exército Brasileiro (FUNCEB), General de Divisão Veterano José de Oliveira Souza, Diretor Cultural do Clube Militar, Contra-Almirante Pedro Augusto Bittencourt Heine Filho, Chefe do Estado-Maior do Comando do 1° Distrito Naval, General de Brigada Márcio Tadeu Bettega Bergo, Presidente do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil, General de Brigada Walter Nilton Pina Stoffel, Diretor Executivo da Fundação Cultural Exército Brasileiro, General de Brigada Severino de Ramos Bento da Paixão, Assessor de Doutrina do DECEx, Sra. Danielle Barros da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Dra. Ana Cristina de Carvalho, Presidente Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, Paulo Eduardo Vidal Leite Ribeiro, Superintendente Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Alexandre Wilhelm Armin Kellner, Presidente do Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, Clara Paulino, Presidente da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Edilene Glória Barroso, Gerente Geral de Relacionamento da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan); Wladymir Soares de Brito, Diretor da Faculdade Presbiteriana Mackenzie do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Rodrigues Simões, Presidente do Clube Marimbás.

Para encerrar a cerimônia, o público civil e militar foram convidados a fazerem uma foto oficial do evento na Cúpula dos Canhões.

Fonte: Diretoria do Patrimônio Histórico do Exército

 

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).