Tripulante na aeronave UH-12, momentos antes da remoção para o Hospital Naval Marcílio Dias

A Fragata “Liberal” (F43) foi acionada, no período entre 19 e 22 de março, para realizar a evacuação de um tripulante acidentado no Navio Hidroceanográfico “Cruzeiro do Sul”, que se encontrava a cerca de 600 milhas náuticas, aproximadamente 1.100 quilômetros, a sudeste do litoral do Rio de Janeiro (RJ). Mesmo sob condições meteorológicas adversas, a operação foi bem-sucedida.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Inicialmente, o acidentado foi transferido para bordo da Fragata “Liberal”, por meio de lancha. Após análise da equipe médica embarcada, ocorreu a remoção do militar, em estado estável, por aeronave UH-12 do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, para o Hospital Naval Marcílio Dias para que ele pudesse receber atendimento especializado.

A atuação da Marinha do Brasil em eventos dessa natureza ressalta o aprestamento e a prontidão dos meios envolvidos, que mesmo atuando sob condições climáticas desfavoráveis, obtiveram êxito em concluir a operação em um curto espaço de tempo.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).