O Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (Cembrawww.cembra.org.br), uma organização sem fins lucrativos, trabalha arduamente para promover o estudo e aproveitamento do Mar Brasileiro, conhecido também como “Amazônia Azul”. Sua missão é a coordenação e condução de projetos estruturantes relacionados ao oceano, integrando diversos stakeholders, sobretudo seguindo o modelo de tríplice hélice (governo-empresa-universidade). O foco é a aplicação dos conceitos de excelência, visando o desenvolvimento nacional marítimo.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Se inscreva clicando aqui.

Desbravando o Mar Profundo: A Conquista do Futuro

No cumprimento de sua missão, o Cembra está organizando o 2º Webinário Internacional Sobre Submersíveis: Desbravando o Mar Profundo – A Conquista do Futuro. O oceano profundo, o mais extenso ecossistema da Terra, ainda é o ambiente menos conhecido pelo homem. No entanto, nas últimas décadas, o avanço do conhecimento sobre as grandes profundidades marinhas vem crescendo, principalmente graças ao uso de veículos submersíveis.

Os Submersíveis: Ferramentas Vitais Para Exploração Marinha

Os veículos submersíveis são instrumentos incríveis que possibilitam a exploração das profundezas marinhas, ampliação de pesquisas e coleta de amostras sem riscos à vida humana. Além disso, podem ser usados para finalidades turísticas, proporcionando aventuras submarinas inesquecíveis, como a observação de naufrágios históricos. No entanto, tragédias como a ocorrida com os tripulantes do submersível Titan evidenciam a necessidade de aprimorar ainda mais a tecnologia, garantindo segurança.

Expandindo o Conhecimento: O II Webinário Internacional Sobre Submersíveis

Com o objetivo de ampliar o know-how sobre essa sofisticada tecnologia, o Cembra tem o prazer de promover este webinário. Através de diversas palestras e debates, serão apresentadas as mais recentes pesquisas, desenvolvimentos e usos desses veículos no Brasil e no mundo. O Cembra acredita que a divulgação e ampliação do conhecimento sobre a importância desses veículos são fundamentais para a pesquisa e exploração do mar, influenciando decisões que possam promover o conhecimento e aproveitamento racional e sustentável dos recursos marinhos.

Se inscreva clicando aqui.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).