Campo Grande (MS) – No período de 30 de novembro a 1° de dezembro, foi promovido o Simpósio de Administração da 9ª Região Militar (9ª RM). O evento foi realizado em parceria com o Comando Militar do Oeste (CMO) e o 9º Centro de Gestão, Contabilidade e Finanças do Exército (9º CGCFEx). Os participantes foram os fiscais administrativos das organizações militares e os chefes da Seção de Aquisições, Licitações e Contratos (SALC), no âmbito do CMO e encarregados pela Fiscalização da Execução Orçamentária dos Grandes Comandos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Também participaram do evento, como palestrantes, o Comandante da 9ª Região Militar, Coronel Carlos Alexandre de Souza; a Titular da Consultoria Jurídica da União no Estado do Mato Grosso do Sul, Onercilene Ricarte de Oliveira; o Substituto da Consultoria Jurídica da União no Estado do Mato Grosso do Sul (CJU-MS), Olavo Da Silva Oliveira Neto; o Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União, Djalma Peçanha Gomes e a Assistente da Assessoria de Apoio para Assuntos Jurídicos da 9ª RM, Glauce Arcangelo da Motta Macedo.

O objetivo foi orientar as unidades gestoras quanto à condução da administração patrimonial e contábil, execução financeira e melhoria nos processos de aquisição.

A Advocacia Geral da União passou orientações sobre os pareceres emitidos por ocasião das análises de Editais e tratou dos principais problemas. Os participantes receberam, também, informações sobre as impropriedades e irregularidades observadas pela CJU-MS, contribuindo de maneira ímpar para o nivelamento dos conhecimentos dos militares que gerenciam recursos públicos nas diversas organizações militares do Comando Militar do Oeste.

Dessa forma, o CMO, a 9ª RM e 9º CGCFEx prestam sua contribuição no sentido de aperfeiçoar as capacidades de todos os que têm a responsabilidade de bem gerir os recursos do erário.

Fonte: Comando da 9ª Região Militar

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).