O Exército Brasileiro, conhecido pela sua presença em todo o território nacional, mantém militares em condições permanentes para atuar em ações de ajuda humanitária à população. Com uma história rica em exemplos de intervenções decisivas em momentos críticos, como nas enchentes de 1974 no Sul de Santa Catarina e as do Vale do Rio Itajaí em 1983, 1984, 2008, 2011 e 2013, além dos deslizamentos de terra na região serrana do Rio de Janeiro em 2010, o Exército reafirma seu compromisso em servir e proteger o povo brasileiro em tempos de adversidade.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O 7º Exercício de Ajuda Humanitária

O mais recente esforço nesse sentido é o 7º Exercício de Ajuda Humanitária, programado para ocorrer entre 24 e 28 de julho de 2023, nas cidades de Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça e Águas Mornas. Coordenado pelo Exército Brasileiro, este exercício contará com o apoio e a participação do Governo do Estado de Santa Catarina e da Defesa Civil de Santa Catarina.

Objetivos do Exercício

O objetivo principal do Exercício é preparar as tropas da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada para responderem de maneira mais rápida e assertiva no auxílio à população em momentos de necessidade. Esta iniciativa visa aprimorar ainda mais a eficácia das intervenções do Exército em situações de emergência, garantindo uma resposta eficiente e coordenada às diversas situações que possam surgir.

Compromisso com a Segurança e o Bem-Estar da População

A realização do 7º Exercício de Ajuda Humanitária evidencia o compromisso contínuo do Exército Brasileiro com a segurança e o bem-estar da população brasileira. Ao se preparar de maneira proativa para situações de emergência, o Exército não apenas garante uma resposta eficaz em tempos de crise, mas também reforça a sua missão de servir e proteger a nação.

IMG 20230728 WA0117 IMG 20230728 WA0116 IMG 20230728 WA0115 IMG 20230728 WA0114 IMG 20230728 WA0113 IMG 20230728 WA0112 IMG 20230728 WA0111

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).