No dia 13 de novembro, a equipe técnica do Centro de Manutenção de Sistemas da Marinha (CMS) concluiu com sucesso o restabelecimento do Sistema Automático de Identificação de Embarcações (AIS) no Rádio Farol de Santa Marta, localizado em Laguna, Santa Catarina. Este sistema é fundamental para a segurança e eficiência da navegação na região.

Funcionalidades do Sistema AIS

Equipe tecnica do CMS realizou reestabelecimento do AIS do Radio Farol de Santa Marta

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O AIS desempenha um papel crucial ao auxiliar as estações de terra responsáveis pelo controle do tráfego marítimo. Além de proporcionar maior segurança à navegação, o sistema permite o compartilhamento de informações entre as embarcações dentro do alcance das comunicações em VHF. Esta tecnologia é essencial para auxiliar na tomada de decisões na navegação, garantindo uma operação mais segura e eficiente nas águas próximas ao Rádio Farol de Santa Marta.

Impacto do Trabalho do CMS

A intervenção do CMS garante que o Sistema AIS opere com a máxima eficiência, reforçando a segurança marítima na região de Laguna-SC. Esta ação é um exemplo do compromisso contínuo da Marinha do Brasil com a manutenção e aprimoramento da infraestrutura náutica do país, crucial para a proteção das rotas marítimas e a salvaguarda da vida humana no mar.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).