A Força Aérea Brasileira (FAB) comemora, no dia 16 de julho, o dia do Veterano. O termo “Veterano” é comumente utilizado para designar alguém experiente, especificamente no meio militar, uma pessoa que serviu por muitos anos nas Forças Armadas. A palavra também tem a conotação de uma pessoa de notório saber.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Tais homens e mulheres colocaram em evidência o Patriotismo, a Disciplina, o Comprometimento, o Profissionalismo e a Integridade, que são princípios que norteiam a Instituição.

A FAB tem atuado em várias áreas para valorizar seus Veteranos, exemplos que ajudaram a moldar os valores da FAB em todos os seus períodos e estruturas, trabalhando em prol do aperfeiçoamento contínuo, em defesa dos princípios constitucionais que motivam o cumprimento da missão de “manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da Pátria”.

Assista aqui ao vídeo em homenagem aos Veteranos.

Novas funcionalidades digitais

i2171517281103246Diariamente, o Sistema de Assistência aos Veteranos e Pensionistas da Aeronáutica (SAVPAR), por meio dos diversos postos de atendimentos distribuídos pelo território nacional, realiza um trabalho continuado na busca de aprimorar a gestão das necessidades administrativas dos Veteranos e Pensionistas.

Por isso, o SAVPAR trabalha para automatizar os processos de concessão de direitos e de pagamento, facilitar a prova de vida e agilizar o acesso à informação, motivado em possibilitar atendimentos com mais qualidade.

Pensando sempre no bem-estar dos Veteranos, o Comando-Geral do Pessoal (COMGEP), a Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA) e a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) têm atuado na transformação digital dos serviços disponibilizados aos Veteranos a fim de facilitar, com segurança, a vida daqueles que honraram a história da Força Aérea.

Atualmente, o Veterano pode se conectar ao Portal do Militar pela internet, usando o computador ou o celular, e ter acesso a diversas funcionalidades, como consulta aos beneficiários de pensão; validação de Declaração de Beneficiários; consulta ao contracheque; realizar requerimentos via Formulário Eletrônico de Pessoal (FEP) e marcar e acompanhar consultas médicas.

Outro serviço digital disponibilizado é a Prova de Vida por meio do aplicativo meugov.br. Essa facilidade traz comodidade ao Veterano, que não precisa sair da sua casa para comparecer a uma Organização Militar, muitas vezes distante do seu lar. Em breve, será possível, também, realizar a prova de vida nas agências bancárias: inicialmente, no Banco do Brasil e, posteriormente, em todos os bancos conveniados à FAB.

A Diretoria de Administração do Pessoal (DIRAP) está trabalhando também na melhoria dos processos. Atualmente, a transferência para a reserva remunerada a pedido foi automatizada, gerando os efeitos financeiros a partir do desligamento do militar. Em breve, outros processos como os de isenção de Imposto de Renda e de concessão de Auxílio Invalidez serão automatizados.

Essas inovações são fruto da visão do Comando da Aeronáutica (COMAER) e estão alinhadas com o objetivo de valorizar e reconhecer a contribuição de todos os integrantes da FAB que deixaram o serviço ativo, desde a sua criação até os dias atuais.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).