Sant’Ana do Livramento (RS) – No período de 26 de outubro a 4 de novembro, a 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea (2ª Bia AAAe) realizou diversas atividades com o intuito de celebrar 80 anos de criação da organização militar (OM). O público interno participou de competições desportivas de futebol de salão, vôlei e futebol sete, oportunidade em que estreitaram laços entre si e praticaram o espírito de corpo e a sadia camaradagem.

No dia 1º de novembro, data de aniversário da subunidade, foi realizada a tradicional solenidade militar, que contou com a presença de Comandantes das organizações militares diretamente subordinadas à 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, de autoridades civis e militares, do Brasil e do Uruguai, dos Eternos Comandantes e Veteranos da OM, como também da Família Militar. Na ocasião, foram entregues os Diplomas de “Amigo da Bateria” às personalidades que contribuíram para o cumprimento das missões, operacionais e administrativas, e para o engrandecimento da imagem da 2ª Bia AAAe na comunidade da “Fronteira da Paz”; o Comandante da subunidade, Major Alan Carlos Alexandre Pereira, recebeu das mãos do Vereador Elso Leonel Silva Alvienes o Título de Cidadão Santanense Honorário; e também foi realizado o desfile dos Eternos Integrantes junto à tropa ao final da referida solenidade.

Na noite do mesmo dia, foi realizado uma confraternização comemorativa à data, que contou com a presença dos integrantes da Família Militar e o lançamento do vídeo institucional da 2ª Bia AAAe. Na tarde do dia 3 de novembro, celebrações religiosas para os segmentos católico, evangélico e espírita promoveram um momento de reflexão e manutenção da Fé para o efetivo da OM.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Por fim, encerrando as atividades, no dia 4 de novembro, foi realizado o torneio de futebol com os Órgãos de Segurança Pública e Integrantes do Exército Uruguaio, a fim de promover um momento de congraçamento entre as instituições e, ainda, o encontro com Veteranos na Confraria dos Militares da Reserva do município, onde foram homenageados os Oficiais da Reserva pelo transcurso do Dia do Oficial R2, comemorado em 4 de novembro.

Fonte: 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).