O Primeiro Esquadrão de Transporte Aéreo – Esquadrão Tracajá (1º ETA), sediado na Base Aérea de Belém (BABE), participou, entre os dias 19 e 24 de outubro, do Exercício Técnico Pista Crítica Fase 2, em São Gabriel da Cachoeira (AM). Esse Exercício tem como objetivo o adestramento dos pilotos da aeronave C-98 Grand Caravan, na operação de pousos e decolagens em pistas curtas em localidades que possuam Pelotões de Fronteira do Exército Brasileiro, visando à adaptação neste tipo de operação e preparando as equipagens para que o apoio aos pelotões possa ocorrer na melhor condição de disponibilidade e segurança.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

As aeronaves C-98 Grand Caravan foram deslocadas para São Gabriel da Cachoeira (AM) com o apoio do C-97 Brasília do 1º ETA, para o transporte do material e do efetivo envolvido na manobra.

i211149284602436

As Pistas utilizadas pelo Esquadrão Tracajá para o treinamento e adestramento dos tripulantes foram as de Tunuí-Cachoeira (AM), Parí-Cachoeira (AM) e Maturacá (AM), ambientes longínquos que, prioritariamente, são acessados por via aérea. Houve também a participação do Esquadrão Cobra (7º ETA) na manobra, que opera no ambiente de selva e presta apoio aos pelotões.

O treinamento em pistas consideradas críticas, muitas vezes curtas e não pavimentadas, é de suma importância para os pilotos do projeto C-98, para que o apoio aos pelotões de fronteira seja seguro e eficaz, e possibilite a oportunidade dos pilotos mais experientes passarem seus ensinamentos aos mais novos, agregando operacionalidade e conhecimento nesse tipo de operação.

Fotos: Tenente Duarte / 1º ETA

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).