No período de 26 a 30 de setembro, o 1º Btl DQBRN e o COTER – Órgão Central do Sistema de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear do Exército (SisDQBRNEx) – participaram da 16ª Conferência Internacional de Comandantes de DQBRN (16th CBRN International Commandants and Commanders Conference – CBRN IC³), realizada na cidade de Sydney, Austrália.

A atividade, coordenada pelo Departamento de Defesa Australiano, reuniu comandantes de Organizações Militares de DQBRN de países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e convidados para discutirem os desafios contemporâneos envolvendo o emprego da Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear em situações de guerra e de não-guerra.

A conferência teve como principais objetivos fortalecer a rede de especialistas em DQBRN, trocar experiências e expertises, e identificar áreas para o estabelecimento de parcerias.
Durante os trabalhos, as nações participantes puderam apresentar suas estruturas de DQBRN e como estabelecem a coordenação com as agências governamentais e internacionais que atuam nesta área.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

No último dia de atividades, reservado exclusivamente para discussão entre os membros permanentes do corpo consultivo da conferência, o Brasil foi convidado para participar dos trabalhos, caracterizando a importância atribuída ao nosso país e a excelência da organização e funcionamento do Sistema de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear do Exército.

É a primeira vez que o Brasil participa da Conferência CBRN IC³, tendo sido o único país não membro do diretório permanente a representar a América Latina naquele evento.

Defesa QBRN: Reconhecer! Identificar! Descontaminar!

WhatsApp Image 2022 10 24 at 22.11.42WhatsApp Image 2022 10 24 at 22.11.42 1 WhatsApp Image 2022 10 24 at 22.11.42 5 WhatsApp Image 2022 10 24 at 22.11.42 7 WhatsApp Image 2022 10 24 at 22.11.42 6 WhatsApp Image 2022 10 24 at 22.11.42 3

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).