A cidade de Pirassununga, em São Paulo, será palco de um dos mais importantes eventos acadêmicos do país: a 18ª edição do Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional (CADN). De 28 de agosto a 1º de setembro, a Academia da Força Aérea (AFA) receberá 255 participantes, entre alunos e professores, que irão se debruçar sobre temas cruciais relacionados à Defesa Nacional. Este evento, fruto da parceria entre a Escola Superior de Defesa (ESD) e a AFA, promete ser um marco na reflexão e nos estudos sobre o tema.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Abertura e Palestras de Destaque

A solenidade de abertura, marcada para terça-feira (29), contará com a presença de figuras ilustres, como o Brigadeiro do Ar José Augusto Peçanha Camilo, Vice-Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA). Além dele, o Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Marcello Lobão Schiavo, e o Chefe do Departamento Acadêmico da ESD, General de Brigada R1 Carlos Henrique Teche, também marcarão presença. Após a cerimônia, duas palestras enriquecerão o debate: “A Segunda Guerra Fria, a Emergência Climática e os Riscos e Oportunidades do Brasil” e “A Ciência como Ferramenta Geopolítica”. Vale ressaltar que o evento terá transmissão ao vivo pela página da ESD no YouTube, permitindo que o público acompanhe de qualquer lugar.

Oportunidades e Incentivos

O CADN 2023 não é apenas um espaço de debate, mas também uma oportunidade para a comunidade acadêmica. As 39 equipes selecionadas para apresentar seus trabalhos receberão suporte completo, incluindo passagens, estadia e alimentação. Após um rigoroso processo de revisão e avaliação, os artigos aprovados foram agrupados em Sessões Temáticas, onde os autores poderão apresentar suas pesquisas, interagir com outros congressistas e receber orientações valiosas para o prosseguimento de seus estudos.

Encerramento em Grande Estilo

Para fechar o evento com chave de ouro, os participantes terão a oportunidade única de assistir a uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça. E, na noite de 31 de agosto, os quatro melhores trabalhos do Congresso serão diplomados pelo General de Exército Francisco Carlos Machado Silva, Chefe de Educação e Cultura do EMCFA, reconhecendo o empenho e a excelência dos participantes.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).