Entre os dias 13 e 15 de outubro do corrente ano, a Escola Superior de Guerra (ESG) participou da 21ª edição da Conferência, a qual congrega, anualmente, os Comandantes e Diretores dos Colégios de Defesa da Comunidade Ibero-Americana. Este ano, excepcionalmente, o evento foi realizado no formato virtual, devido às restrições decorrentes da pandemia do COVID-19.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Conferência contou com a presença de instituições congêneres à ESG dos seguintes países: Chile, Colômbia, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Peru, Portugal e Uruguai; além do Colégio Interamericano de Defesa como convidado.

O evento transcorreu com a apresentação de três temas distintos, sob a ótica de cada Colégio: As Migrações Massivas e seus Impactos sobre a Defesa Nacional; a Cibersegurança, a Inteligência Artificial e as Novas Tecnologias no Âmbito da Defesa; e a Educação Militar.

A ESG optou por abordar as migrações e teve como expositor o Contra-Almirante Guilherme Mattos de Abreu, Diretor do Centro de Estudos Estratégicos Marechal Cordeiro de Farias. A exposição da Escola teve início com as palavras introdutórias do Comandante, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, e o desenvolvimento do assunto se baseou nas possibilidades de uso das migrações massivas coercitivas com objetivos políticos, militares ou econômicos por determinado ator estatal contra seu oponente. A exposição também teceu comentários sobre a Operação Acolhida, conduzida pelas Forças Armadas brasileiras, em um contexto interagencial, para assistir ao grande número de refugiados e imigrantes venezuelanos que têm cruzado a fronteira com o Estado de Roraima.

Na última jornada da Conferência foi realizado o lançamento do livro “Liderança Militar”, organizado pelo Instituto da Defesa Nacional de Portugal, contendo contributos de diferentes países, aí incluso um capítulo de autoria de integrantes desta Escola, os Capitães de Mar e Guerra José Cimar Rodrigues Pinto (PhD)e Hércules Guimarães Honorato (MSc), intitulado “Alicerces da Liderança Política e Estratégica Militar”.

Também, foi apresentado pelo anfitrião um colóquio sobre “Os Desafios da Liderança Militar em Tempos de Pandemia”, por parte do Major-General João Jorge Botelho Vieira Borges, do Exército da República Portuguesa.

Ainda, essa jornada foi dedicada a deliberações, destacando-se a confirmação das sedes das próximas edições da Conferência, no Peru e no Brasil, em 2021 e 2022, respectivamente, anos em que os respectivos países comemoram o bicentenário de suas independências.

Coube ao Major Brigadeiro do Ar Leonidas de Araújo Medeiros Junior, Subcomandante da ESG, no encerramento oficial da Conferência, agradecer ao anfitrião, em nome do Comandante, pela excelência da organização do evento e apresentar as despedidas da ESG aos participantes.

freire3

Fonte: ESG

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).