O Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (Cembra) organizará, nos dias 26 e 27 de outubro, o webinário O PIB do Mar: a importância da Economia Azul para o Brasil. Em formato on-line, o evento é destinado a promover a discussão entre sociedade e comunidade científica sobre a importância do mar para o Brasil e as formas pelas quais o desenvolvimento sustentável nacional deve considerar sua importância para a sociedade.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O tema envolve aspectos econômicos, sociais e ambientais de grande relevância para o País. A iniciativa visa conscientizar os participantes da importância do Mar para o Brasil, mobilizando-os para se tornarem multiplicadores do seu valor econômico nas organizações públicas e privadas, bem como sua relevância para a sociedade.

A Economia Azul representa importante componente para o desenvolvimento do País e o conhecimento do PIB do Mar se constituirá em um elemento relevante para subsidiar o processo de elaboração, implementação e condução de políticas públicas e ações adequadas relacionadas ao ambiente marinho.

O Brasil possui em sua jurisdição uma área oceânica com cerca de 5,7 milhões de km2, fundamental para a economia do País. Esse extenso espaço marítimo dispõe de grande diversidade de recursos naturais, a exemplo de pescados, bem como riquezas minerais e energéticas, incluindo fosfato, hidratos de gás e petróleo. Geralmente, as pessoas associam o mar a lazer e férias e, de fato, o turismo faz parte, mas nem todos se dão conta da importância econômica de todas essas atividades que envolvem, ainda, transporte marítimo, pesca e aquicultura, indústria naval e esportes náuticos.

Até o momento não existe no Brasil uma metodologia oficialmente reconhecida para o cálculo do “PIB do Mar”, não sendo possível, assim, quantificar, de forma metódica, uniforme, contínua e perene, o valor gerado pelo somatório das atividades ligadas ao mar.

O Cembra
O Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (Cembra) é uma organização sem fins lucrativos, que tem por missão estimular, propor, coordenar e conduzir projetos e ações estruturantes relacionados ao estudo e aproveitamento do Mar Brasileiro, também denominado “Amazônia Azul”, por meio da integração das partes interessadas, especialmente seguindo o modelo de tríplice hélice (governo-empresa-universidade), e da aplicação dos conceitos de excelência, visando o desenvolvimento nacional nesse ambiente.

Para inscrições acesse: https://www.even3.com.br/webinario-o-pib-do-mar-a-importancia-da-economia-azul-para-o-brasil-278033/

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).