O Navio-Patrulha (NPa) “Goiana”, pertencente à Marinha do Brasil, oferecerá uma experiência única para o público com uma visitação gratuita nos dias 16 e 17 de dezembro, das 9h às 16h. A embarcação, que estará atracada no Porto de Maceió a partir do dia 15 de dezembro, abre suas portas como parte das celebrações do Dia do Marinheiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Conhecendo o NPa “Goiana”

O “Goiana” é um navio designado para missões de patrulha costeira, especializado em fiscalizar recursos e atividades no Mar Territorial, Zona Contígua e Zona Econômica Exclusiva. Além disso, o navio é capaz de realizar reboques e apoiar operações de mergulho, demonstrando sua versatilidade e importância estratégica.

Tripulação Experiente e Resiliente

A operação do NPa “Goiana” é conduzida por uma tripulação de 32 militares, caracterizados pela sua preparação, motivação e resiliência. A complexidade e os desafios das missões do navio demandam profissionais altamente capacitados, que serão uma parte fundamental da experiência de visitação.

Integração com a Comunidade

A visitação do NPa “Goiana” é uma oportunidade para a comunidade local se aproximar das atividades da Marinha e compreender melhor a importância do trabalho realizado na proteção das águas brasileiras. A iniciativa visa também fortalecer os laços entre a Marinha e a sociedade.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).