O Grupo de Embarcações de Operações Ribeirinhas do Mato Grosso (GrEOpRibMT) conduziu, nos dias 21 e 22 de novembro, uma viagem de instrução com a Turma GR-RM2/2023. A bordo do Aviso de Apoio Fluvial (AvApFlu) “Barão de Melgaço” e da Lancha de Operações Ribeirinhas (LOpRib) “Cáceres”, a iniciativa visou contribuir para a formação militar naval dos participantes.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Adestramentos Diversificados e Práticos

Durante a viagem, os militares foram submetidos a uma série de adestramentos práticos, focando em habilidades cruciais para operações navais. Isso incluiu treinamento de combate a incêndio, gestão de alagamentos, socorro externo, procedimentos para homem ao mar e exercícios de tiro de familiarização.

Ensinamentos de Navegação e Comunicação

Além dos adestramentos físicos, os militares aprenderam sobre importantes nós e voltas utilizados a bordo e toques de apito. Foram também instruídos sobre o uso de equipamentos de auxílio à navegação e de comunicação VHF, essenciais para a condução segura e eficaz das operações fluviais.

Objetivo do Treinamento

O principal objetivo dessa viagem de instrução foi fortalecer a capacidade operacional dos militares, preparando-os para enfrentar diversos desafios em ambientes ribeirinhos. A iniciativa destacou a importância da versatilidade e do preparo técnico no contexto militar naval.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).