Tripulação da Fragata “Independência” durante cerimônia

Foi realizada, em 1º de dezembro, a Cerimônia de Desincorporação e Despedida da Fragata “Independência”. O navio iniciou o seu regresso para o Brasil no dia 2 de dezembro, com previsão de chegada em seu porto-sede, no Rio de Janeiro, em 28 de dezembro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Fragata “Independência” concluiu sua participação na Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL), em 2 de dezembro, na qual atuou por mais de sete meses como o Navio-Capitânia do Comandante daquela Força-Tarefa, com os navios das Marinhas de Bangladesh, Indonésia, Alemanha, Grécia e Turquia, alcançando a marca de 110 dias de patrulha na Área Marítima de Operações (AMO) e 19.000 milhas náuticas navegadas, aproximadamente 35.000 quilômetros.

A FTM-UNIFIL é o primeiro e único componente naval de uma missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) e o Brasil foi o primeiro país não integrante da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) a comandar a Missão. Em 24 de fevereiro de 2011, o Contra-Almirante Luiz Henrique Caroli assumiu o Comando da FTM-UNIFIL e, assim, o Brasil passou a pertencer a um seleto grupo de países que liderou a Força-Tarefa, permanecendo no Comando daquela Força por quase dez anos consecutivos contribuindo, dentre outros aspectos, com o envio de navios e de aeronaves orgânicas.

Em 1º de janeiro de 2021 será realizada a passagem do comando da FTM-UNIFIL, do Contra-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho para um Almirante da Marinha alemã.

Em virtude da atual situação global relacionada à Covid-19, aliado às medidas de prevenção estabelecidas pela ONU, a Cerimônia de Desincorporação e Despedida do Navio-Capitânia da FTM-UNIFIL foi restrita, tendo sido presidida pelo Deputy Force Commander da UNIFIL, General de Brigada Irvine Nil-Ayitey Aryeetey.

Fonte: CCSM

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).