Contra-Almirante (FN) Marcelo Guimarães Dias abordou o tema “Da Brigada Real de Marinha ao Corpo de Fuzileiros do Brasil”

Em comemoração aos quatro séculos do Corpo de Fuzileiros da Marinha Portuguesa, foi apresentado um convite para que um conferencista da Marinha do Brasil (MB) participasse do Colóquio Internacional – 400 Anos de Mar e Guerra, realizado no dia 27 de janeiro, na Escola Naval portuguesa.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A programação, distribuída em nove apresentações, expôs a trajetória histórica desde a criação do “Terço da Armada Real da Coroa de Portugal” em 1621 – primeira unidade militar com caráter permanente – até o atual Corpo de Fuzileiros, denominação registrada em 1961 para os teatros de operações de Angola, da Guiné e de Moçambique. O Contra-Almirante (FN) Marcelo Guimarães Dias foi o representante da MB para abordar o tema “Da Brigada Real de Marinha ao Corpo de Fuzileiros do Brasil”.

foto 02 3
Contra-Almirante (FN) Guimarães, Contra-Almirante (FN) Lemos e o
Capitão de Mar e Guerra Tozzini na Base de Fuzileiros no Alfeite

A participação no evento é uma oportunidade para estreitar os laços de amizade, promover a cooperação e o respeito mútuo entre as duas Marinhas. No dia 28 de janeiro, o Comodoro Fuzileiro Artur José Figueiredo Mariano Alves, primeiro Oficial General a comandar o Corpo de Fuzileiros, recebeu a visita do Contra-Almirante (FN) Guimarães, do Contra-Almirante (FN) Lemos e do Capitão de Mar e Guerra Tozzini na Base dos Fuzileiros no Alfeite, junto à Base Naval de Lisboa, na margem Sul do Rio Tejo.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).