Santa Maria (RS) – No período de 04 a 07 de outubro, as Unidades Orgânicas da 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld) “Brigada Niederauer” receberam a visita de militares da Escola de Blindados do Exército do Paraguai.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A comitiva foi recebida no Comando da 6ª Bda Inf Bld, onde assistiu uma palestra sobre as características gerais dos trabalhos desenvolvidos pelas organizações militares desta Grande Unidade.

No 1º Regimento de Carros de Combate (1º RCC) a delegação visitou as instalações dos Esquadrões e a Seção de Instrução de Blindados, onde tiveram a oportunidade de conhecer a Viatura Blindada de Combate Leopard 1 A5 BR e observar o trabalho desenvolvido pelo “Regimento Vanguardeiro” junto aos simuladores empregados na formação de militares e nas certificações das guarnições dos Carros de Combate.

Na 6ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada (6ª Bia AAAe AP) os militares daquela Nação Amiga foram apresentados à Viatura Blindada de Combate Antiaérea (VBC AAe) Gepard 1 A2, onde conheceram as características, capacidades e doutrina de emprego, desta Viatura. Na oportunidade visitaram o Pavilhão e Cabines de Simulação da VBC AAe Gepard 1 A2, responsáveis pelo adestramento das Seç AAAe AP e o Pavilhão de Manutenção Blindados.

No 6º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, o efetivo participou de Instruções sobre o aquela Subunidade, com destaque para a Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP) Guarani. Participaram de um exercício simulado na Seção de Instrução de Blindados e de uma demonstração de navegação da VBTP Guarani conduzida pelo Centro de Instrução de Blindados.

As atividades foram uma oportunidade de apresentar os trabalhos desenvolvidos pela 6ª Bda Inf Bld e organizações militares subordinadas, além de estreitar os laços profissionais e de amizade entre os integrantes do Exército Brasileiro com os militares do Exército do Paraguai.

Fonte: 6ª Bda Inf Bld

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).