Desde sábado (28), cerca de 100 militares das Forças Armadas participam, em Brasília-DF, do Adestramento Conjunto de Técnicas, Táticas e Procedimentos de Guerra Eletrônica. Denominado Operação Coruja, o exercício será promovido em quatro fases e contará, também, com atividades no Campo de Instrução de Formosa (CIF), na cidade de Formosa-GO.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

download.jfif

Sob coordenação do Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CComGEx), a operação tem como objetivo fomentar a interoperabilidade por meio de padronização de procedimentos operacionais relacionados ao emprego de receptores e interferidores, nas áreas das Comunicações (rádio) e das Não-Comunicações (radar), além do compartilhamento de dados de Guerra Eletrônica (GE).

download (1).jfif

Nas duas primeiras fases, as atividades serão realizadas no 1º Batalhão de Guerra Eletrônica, em Brasília-DF, com etapas de ambientação tática e apresentação dos meios de Guerra Eletrônica, isto é, de suas capacidades e limitações para atuação em ambiente eletromagnético hostil.

 De 31 agosto até 2 de setembro, o treinamento terá continuidade no Campo de Instrução de Formosa, em Goiás, quando serão adestrados os operadores das Forças Singulares no emprego conjunto das capacidades de GE. Encerrando a atividade, no dia 03 de setembro, será realizada uma Análise Pós-Ação (APA), com o intuito de nivelar os conhecimentos adquiridos.

Fotos: 1º Batalhão de Guerra Eletrônica

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).