No dia 27 de julho, a capital brasileira foi palco de um treinamento de vanguarda para os militares da Marinha. Com o auxílio do Centro de Instrução e Adestramento de Brasília Almirante Domingos de Mattos Cortez (CIAB), a guarnição da Estação Rádio da Marinha em Brasília teve a oportunidade de experimentar um simulador de armas portáteis. Mais do que um jogo, essa ferramenta tecnológica oferece um treinamento realístico, permitindo que os militares pratiquem em um ambiente controlado e seguro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Segurança em Primeiro Lugar

Durante o treinamento, os militares receberam orientações cruciais sobre procedimentos de segurança no manuseio de armamentos. Além disso, foram abordadas técnicas de incursão e abordagem, fundamentais para situações de combate real. O uso de simuladores como esse garante que os militares estejam preparados para enfrentar situações adversas, minimizando riscos e garantindo uma atuação eficaz.

Mais do que Tiro ao Alvo

O adestramento no simulador não se limita apenas ao aperfeiçoamento do tiro. Ele desempenha um papel crucial no desenvolvimento de habilidades interpessoais dos militares. A capacitação proporcionada pelo simulador ajuda a refinar o trabalho em equipe, aprimorar a liderança e fortalecer o poder decisório dos participantes. Em situações de combate, a tomada de decisão rápida e assertiva pode ser a diferença entre a vida e a morte.

A modernização das forças armadas brasileiras é uma realidade. Com o uso de tecnologias avançadas, como os simuladores, nossos militares estão cada vez mais preparados para enfrentar os desafios do século XXI. O investimento em treinamento e capacitação garante não apenas a segurança dos próprios militares, mas também da população que eles juraram proteger.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).