Rio de Janeiro (RJ) – No dia 17 de novembro, foi realizada a cerimônia de passagem da Chefia do Estado-Maior da Brigada de Infantaria Pára-quedista, do Coronel Ricardo Moussallem ao Coronel Ígor Lessa Pasinato, Adido do Exército, que assume o cargo.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A solenidade teve seu início com a inauguração do retrato do Coronel Moussallem na Galeria dos Chefes do Estado-Maior (Ch EM), contando com a participação direta dos familiares dos Ch EM substituto e substituído e com a presença do Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, General Adriano Fructuoso da Costa e da senhora sua esposa Major Andréia Nara Christo Fructuoso da Costa. Também prestigiaram a cerimônia o General de Divisão Kleber Nunes de Vasconcellos, do General de Divisão Veterano Geraldo Gomes de Mattos Filho, do Comandante da Base de Apoio Logístico do Exército, General de Brigada Hermeson Nóbrega Barros de Oliveira, do Comandante da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, General de Brigada Fabiano Lima de Carvalho, dos antigos e eternos Chefes do Estado-Maior da Brigada de Infantaria Pára-quedista, Coronéis Veteranos Nelson Ivan Pientzenauer Pacheco, Paulo Roberto Tasquino de Moraes, André Tiago Salgado Chrispim, Marcelo do Nascimento Gomes e Alexandre José Corrêa.

Durante o evento, o General Fructuoso fez uso da palavra, agradecendo pelo excelente e profícuo desempenho do cargo de Ch EM e desejando muito sucesso e felicidade no Comando da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, em Tefé-AM, cargo para o qual o Coronel Moussallem foi nomeado e que desempenhará após a promoção para a, qual foi indicado, ao posto de General de Brigada, a contar do dia 25 de novembro de 2022, e, em seguida, o Coronel Moussallem apresentou suas despedidas à nossa Brigada.

Por fim, o General Fructuoso e esposa, os Ch EM substituto e substituído e seus respectivos familiares, os convidados, os Comandantes das organizações militares paraquedistas e integrantes do Comando da Brigada participaram de uma confraternização, finalizando o evento com o nosso tradicional “Badernaço”, consolidando, assim, os valores perpetuados por nossos antepassados e visando à manutenção da Mística Paraquedista.

Fonte: Comando da Brigada de Infantaria Pára-Quedista

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).