Jornada “Mentalidade Marítima e Economia Azul” foi realizada em Porto Alegre (RS)

A Sociedade Amigos da Marinha (Soamar) de Porto Alegre, o Comando do 5° Distrito Naval (Com5ºDN) e a Capitania Fluvial de Porto Alegre realizaram, entre os dias 25 e 26 de julho, no Auditório do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul a Jornada “Mentalidade Marítima e Economia Azul”. O propósito do evento foi fomentar o debate sobre o Poder Marítimo e as oportunidades de desenvolvimento econômico sustentável a partir dos recursos dos mares, rios e áreas costeiras no Estado.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Nesta Jornada, foram abordados temas como o crescimento exponencial do comércio marítimo mundial; a economia azul e as potencialidades advindas dos mares, rios e lagos; os Programas Nuclear da Marinha e de Desenvolvimento de Submarinos; a atuação da Empresa Gerencial de Projetos Navais; além de temas relacionados à infraestrutura aquaviária no estado do Rio Grande do Sul. Também ocorreu uma apresentação do Ministro do Superior Tribunal Militar e ex-Comandante do Navio-Veleiro “Cisne Branco”, Almirante de Esquadra Leonardo Puntel, cuja abordagem foi sobre como o navio representa mundialmente as tradições e cultura marítima brasileira; bem como sobre a importância do Centro de Convívio Meninos do Mar, que possui um projeto social desenvolvido em Rio Grande (RS), cujos propósitos são estimular a mentalidade marítima entre os jovens e prepará-los para o mercado de trabalho, proferida pelo Professor Doutor Lauro Barcellos, Diretor do Complexo de Museus da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

A Jornada, que contou com a presença de autoridades da Marinha e dos governos Federal, Estadual e Municipal, além de representantes de empresas do setor marítimo que fomentam a Economia Azul, teve início no dia 23 de julho com uma visitação pública ao Navio de Apoio Oceânico (NApOc) “Mearim”, atracado no Cais do porto da cidade, e encerrou no dia 26 com uma homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil e aos 200 anos da Esquadra Brasileira, realizada pelo escritor gaúcho Alcy Cheuiche, autor do livro “O Velho Marinheiro”, que emocionou o público presente ao relembrar a trajetória do Almirante Tamandaré, Patrono da Marinha e Herói da Pátria.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).