Já está disponível, gratuitamente, o livro “Saúde na Segurança Pública”. No formato digital, o conteúdo apresenta mais de 125 boas práticas desenvolvidas em todo o país em categorias como atendimento psicossocial, programa habitacional e campanhas de conscientização para garantir a saúde física e mental dos profissionais de segurança pública.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A iniciativa, fruto da parceria do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e da Universidade de Brasília (UnB), é um dos resultados da Pesquisa Nacional sobre a Valorização dos Profissionais de Segurança Pública. Por amostragem, profissionais de todas as forças responderam a um instrumento de pesquisa on-line. Além disso, as equipes foram in loco verificar a execução das ações.

A partir da leitura e do estudo das políticas públicas já adotadas e das evidências científicas apresentadas, o intuito é facilitar a gestão das instituições a fim de promover mudanças positivas para melhorar o ambiente de trabalho, bem como propor ações mais efetivas para os profissionais de segurança pública.

Tema abordado

Para a construção de novos projetos, a obra também proporciona uma reflexão quanto aos desafios para uma gestão da saúde com mais eficiência aos profissionais de segurança pública. Dentre os temas abordados, destaca-se a importância de um treinamento voltado para identificação de comportamentos de risco dos colegas e, a partir disso, meios de realizar um aconselhamento assertivo, auxiliando na busca de ajuda externa. Atenção à rotina de trabalho em horários estendidos, o atendimento individualizado e as intervenções de prevenção ao estresse e ansiedade também são assuntos discutidos.

Saúde

O livro corrobora com os objetivos do Plano Nacional de Segurança Pública que tem, entre suas metas, a redução do número absoluto de suicídio de profissionais de segurança pública em 30% até 2030 e a diminuição de mortes de profissionais de Segurança Pública decorrentes ou não do serviço.

Dessa forma, o e-book também poderá contribuir com o planejamento dos Planos Estaduais de Segurança Pública – que está em fase de elaboração por parte dos estados e discute as principais lacunas de políticas públicas para a saúde, valorização e qualidade de vida dos profissionais.

Curso gratuito

Para incentivar a aplicação dos conhecimentos pesquisados, o livro também conta com um QR Code que dá acesso ao curso “Abordagem do Mapeamento de Intervenções”. Ministrado pela professora dra. Sheila Murta, os vídeos ensinam como reconhecer o problema de saúde que necessitam de soluções, como ele se origina e como se manifesta. O curso apresenta, também, os passos para a criação de programas voltados para a resolução do problema identificado e acompanhamento dos resultados.