Comandante do CIAGA com a equipe desenvolvedora do simulador e alunos da EFOMM

No dia 9 de fevereiro, foi inaugurado no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) mais um Simulador de Passadiço, com tecnologia desenvolvida na Marinha pelo Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV). O equipamento interativo de ensino emprega tecnologia multiplayer, que permite a interação com outros simuladores, em tempo real. Sua utilização complementa a instrução em sala de aula para os alunos de Náutica da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) do CIAGA e dos demais cursos do Programa de Ensino Profissional Marítimo.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os simuladores de passadiço do CIAGA, recentemente, foram submetidos a uma avaliação por parte da empresa certificadora japonesa ClassNK, que atestou que os equipamentos atendem aos requisitos estabelecidos pela Convenção Internacional sobre Padrões de Treinamento, Certificação e Serviço de Quarto para Marítimos. Isso demonstra a qualidade dos simuladores e a competência do CASNAV em desenvolver esse tipo de instrumento de ensino e treinamento.

autoridades acompanham o simulador em uso
Autoridades acompanham o simulador em uso
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).