O Ministério da Defesa (MD), por meio de representantes da Força Aérea Brasileira (FAB), participou da primeira edição do Africa Air Force Forum, organizada pela Força Aérea do Senegal, na capital do país africano, Dacar. Autoridades da embaixada do Brasil em Dacar; da Adidância de Defesa Naval, do Exército e Aeronáutica no Senegal, Benin e Togo; e da Embraer integraram a comitiva. O objetivo do evento, que ocorreu nos dias 26 e 27 de outubro, foi compartilhar conhecimentos e incrementar a projeção brasileira no concerto das Nações, além de articular acordos de cooperação em matéria militar com países africanos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na oportunidade, representantes dos Estados Unidos da América (EUA), França, China, e de quase todas as nações africanas, além do Brasil, dialogaram sobre a efetividade dos entendimentos. Os documentos contributivos abrangem temas como a formação, exercícios e operações militares, troca de informações de interesse, além do fornecimento de produtos de defesa.

O convite à FAB se deveu ao alto nível de cooperação que a Força mantém com diversos países da África. O Major-Brigadeiro do Ar Vincent Dang, do Comando de Operações Aeroespaciais, participou como palestrante no painel “Liderança e Cooperação em Ação: Alavancar Aliados e Parceiros Para Sustentar a Prontidão Regional”. Ele também apresentou um estudo de caso sobre operações aéreas em conflitos de baixa intensidade, a aeronave A-29 Super Tucano e seu emprego na FAB contra ilícitos transnacionais, em especial, o tráfico internacional de drogas.

Estiveram presentes o embaixador do Brasil no Senegal, Bruno Cobuccio, e o Adido de Defesa do Brasil no Senegal, Benin e Togo; Capitão de Mar e Guerra Raphael Gustavo Frischgesell. No estande da Embraer, eles receberam autoridades senegalesas, como o ministro das Forças Armadas, Sindiki Kaba; o chefe do Estado-Maior Geral das Forças Armadas, General de Exército Cheikh Wade; e o presidente do Conselho de Administração da Air Senegal, General da Divisão Aérea Joseph Mamadou Diop. Também foram recebidos, no estande, os chefes dos Estados-Maiores das Forças Aéreas do Benin, da Mauritânia, da Tunísia e da África do Sul, além do comandante da Força Aérea dos EUA na África, General James B. Hecker.

As informações são do Ministério da Defesa.