Participaram do festival 324 embarcações, e todas elas passaram pela vistoria

A Agência Fluvial de Cáceres (AgCáceres), uma organização militar ligada à Capitania Fluvial de Mato Grosso (CFMT), foi uma aliada crucial no apoio ao 40º Festival Internacional de Pesca Esportiva (FIPe), realizado entre os dias 4 e 9 de julho. Com o suporte de uma aeronave UH-12 do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61), o evento contou com a efetiva atuação da Marinha do Brasil.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

“A Marinha do Brasil empregou militares, embarcações, viaturas e aeronave para coordenar e fiscalizar a segurança e o tráfego aquaviário, bem como a salvaguarda da vida humana durante todo o evento”, ressaltou o Agente Fluvial de Cáceres, Capitão-Tenente Magno Luís de Moura.

Segurança e fiscalização das embarcações no festival

imagem 2023 07 30 055535042
Embarcações da AgCáceres e aeronave UH12 durante fiscalização do evento

Participaram do festival 324 embarcações. Todas passaram por uma rigorosa inspeção para verificar se os inscritos estavam de posse das devidas documentações válidas, coletes salva-vidas e se as embarcações cumpriam com os requisitos de segurança. Esta medida é fundamental para garantir que o FIPe, um dos eventos mais emblemáticos do calendário de pesca esportiva, ocorra de forma segura e organizada.

A atuação da Marinha do Brasil, por meio da AgCáceres e da CFMT, assegurou a realização bem-sucedida do evento. O Festival Internacional de Pesca Esportiva é uma grande vitrine para a pesca esportiva, atraindo participantes e público de diversas regiões, e a segurança aquaviária é um dos pilares para o seu sucesso.

O legado da parceria entre Marinha e FIPe

O 40º Festival Internacional de Pesca Esportiva (FIPe) reforça o valor da parceria entre a Marinha do Brasil e a comunidade da pesca esportiva. Este é mais um exemplo de como as Forças Armadas podem contribuir para a segurança e o bom andamento de eventos de grande porte, desempenhando um papel fundamental na proteção e salvaguarda da vida humana.

Com o sucesso da operação, a Marinha do Brasil reforça seu compromisso com a segurança do tráfego aquaviário, a proteção da vida no mar e o apoio a eventos que celebram a cultura e o esporte brasileiros. Que venham os próximos eventos, sempre com a garantia de segurança e a parceria valiosa da nossa Marinha!

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).