A saúde mental é uma preocupação que afeta a todos, incluindo nossos valentes profissionais da segurança pública. Recentemente, o Núcleo de Assistência Social (NAS) do Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN) participou de um evento que visa abordar essa questão crucial e fornecer apoio vital aos que dedicam suas vidas à nossa segurança.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Juntos pela Saúde Mental

No dia 5 de outubro, o NAS do Com5ºDN se uniu a militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, do Corpo de Bombeiros e outros profissionais no III Seminário Estadual de Enfrentamento ao Comportamento Suicida por Profissionais da Segurança Pública. Este encontro, realizado em Porto Alegre-RS, teve como objetivo principal abordar a delicada questão do comportamento suicida entre esses profissionais dedicados.

Reflexões e Prevenção

O seminário foi promovido pelo Comitê Estadual de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio do Rio Grande do Sul e contou com a expertise do Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), José Edir Paixão de Sousa. Durante o evento, foram discutidas as principais ações de prevenção e combate ao suicídio, bem como os fatores de risco e de proteção nesses casos.

Contribuindo para o Futuro

A Encarregada do NAS, Capitão de Corveta Madriara Clistenia Oliveira Melo Nascimento, e a Ajudante do NAS, Primeiro-Tenente (RM2-T) Susan Lusca da Silva, marcaram presença no evento, trazendo consigo não apenas apoio, mas também o compromisso de aprimorar futuras intervenções e campanhas de prevenção conduzidas pelo NAS. O conhecimento adquirido será disseminado para beneficiar todos aqueles que dedicam suas vidas à segurança da sociedade.

A saúde mental é uma pauta que não pode ser ignorada, e a união de forças no III Seminário Estadual é um passo importante em direção a um ambiente mais saudável e seguro para nossos heróis da segurança pública.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).