Na começo da madrugada deste domingo (31), aeronave C-99 da Aeronáutica pousou na Base Aérea de Florianópolis (SC). A bordo, 11 pacientes com Covid-19 transferidos de Manuas (Amazonas). No pátio da Base, cerca de 50 pessoas, entre militares, bombeiros e profissionais de saúde, e 11 ambulâncias estavam prontos para o transporte dos doentes até unidades de saúde da capital catarinense.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Ainda neste domingo, aeronave SC-105 levou seis pacientes, de Manaus para o Rio de Janeiro. Outras aeronaves prestam apoio à vacinação indígena, com o transporte de imunizantes para localidades de difícil acesso no médio Solimões e afluentes, e no médio Purus. Equipes de saúde e vacinas também são transportadas pela FAB até comunidades indígenas Yanomamis. Em outra frente, o município de Parantins, no Amazonas, é abastecido com tanques e cilindros de oxigênio.

As atividades recentes somam-se às inúmeras outras de apoio logístico desenvolvidas sete dias por semana, sem interrupção, pelas Forças Armadas. Desde a deflagração da Operação Covid-19, em março do ano passado, são empregados meios e pessoal, para mitigar os efeitos da pandemia.

Centro de Comunicação Social da Defesa (CCOMSOD)

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).