Em uma operação que ilustra a essência do compromisso social das Forças Armadas, a Marinha do Brasil (MB), por meio do Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Soares de Meirelles”, realizou uma jornada de saúde e esperança pelas comunidades ribeirinhas da Amazônia Ocidental. Entre 16 e 30 de março de 2024, esta missão não somente reafirmou a presença do Estado nas regiões mais isoladas do país, mas também trouxe luz aos olhos de muitos, literalmente, por meio do projeto Oftalmologia Humanitária 2024.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Projeto e Seus Frutos

Este ano, a Marinha ampliou seu papel de provedora de saúde básica e procedimentos cirúrgicos especializados, em parceria com entidades privadas e acadêmicas, resultando na realização de 153 cirurgias de catarata nos municípios do Alto e Médio Solimões. A iniciativa não só reflete o poder do trabalho conjunto entre o setor público e privado, mas também destaca a importância de levar serviços essenciais de saúde às populações que vivem longe dos centros urbanos.

Um Navio de Esperança

imagem 2024 04 05 072241850

Sob o comando do Capitão de Mar e Guerra Sandir Antonio de Freitas D’Almeida, o NAsH “Soares de Meirelles”, apelidado carinhosamente de “Navio da Esperança”, tornou-se um farol de alívio e cuidado. A missão resultou em mais de 5.700 procedimentos de saúde, abrangendo consultas médicas, odontológicas, exames laboratoriais, além de mamografias e a distribuição de kits odontológicos. Tais números ressaltam o comprometimento da Marinha com a saúde e bem-estar dos brasileiros mais afastados, sublinhando sua função não apenas como força de defesa, mas como agente de desenvolvimento social e humano.

Testemunhos de Vida Renovada

Os relatos dos beneficiados são tocantes. Cleovânia Gonçalves Ramires, de Tonantins (AM), por exemplo, expressou sua gratidão pelo atendimento rápido e eficiente que permitiu a ela e sua família receberem cuidados odontológicos e exames a bordo do navio. José Roberto Eugênio, agricultor de Jutaí, destacou o impacto transformador da cirurgia de catarata em sua vida, possibilitando-o retomar suas atividades diárias com uma nova visão.

Parcerias Estratégicas e o Futuro

O sucesso do Oftalmologia Humanitária reflete a força das parcerias estratégicas, como evidenciado pela colaboração entre a Marinha, universidades federais, empresas e fundações. O oftalmologista Walton Nosé, ligado à Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), enfatizou como a entrada da Marinha no projeto elevou a qualidade e o alcance dos serviços prestados, evidenciando uma sinergia que transcende as expectativas.

Marcelo Barros, com informações da Agência Marinha
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).