A Marinha do Brasil, em uma demonstração de eficiência e prontidão, realizou uma operação de resgate crítica nesta segunda-feira (18), usando um helicóptero para salvar a vida de um tripulante filipino. O tripulante, que estava a bordo de um navio comercial localizado a aproximadamente 219 km da costa de Vitória, capital do Espírito Santo, apresentava suspeita de acidente cerebral hemorrágico (AVC), necessitando de atendimento médico urgente.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Mobilização Rápida e Eficiente em Situação de Emergência

A aeronave de serviço da Esquadra interceptou o navio por volta das 18h e realizou a remoção do paciente em estado crítico. O tripulante, que já se encontrava em coma durante o resgate, foi transportado com segurança utilizando uma maca de transporte e o guincho de resgate do helicóptero.

Sucesso do Resgate e Atendimento Médico

O tripulante foi levado rapidamente para um hospital na região, onde está passando por avaliação médica. Segundo a Marinha, a agilidade na operação de resgate e a chegada do paciente ao hospital poucas horas após a solicitação de socorro foram cruciais para aumentar suas chances de uma plena recuperação. Não havia, até o momento da publicação da reportagem, uma atualização do estado de saúde do tripulante.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).