No primeiro dia de novembro de 2023, o Comando de Operações Especiais vestiu-se de gala para celebrar o 40° Aniversário do 1° Batalhão de Ações de Comandos. A data não apenas rememora a criação da unidade, mas também enaltece o legado de uma das forças mais preparadas e respeitadas do Exército Brasileiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Honrarias e Reconhecimento

A cerimônia de aniversário foi um palco de reconhecimento ao valor e à dedicação dos homens e mulheres que compõem e compuseram o 1° BAC. Diplomas de Amigo do Batalhão foram entregues, simbolizando a estreita relação entre a unidade e a comunidade. Além disso, os campeões da Prova Comandos 2023 foram condecorados com medalhas e troféus, em uma demonstração de excelência e espírito de corpo.

Desfile Militar: Uma Tradição de Orgulho e Poder

Snapinsta.app 399347206 1013572239752718 3388794617924510663 n 1080

O ponto alto das comemorações foi o tradicional desfile militar. Com a presença de Comandos de todas as épocas e ex-integrantes do batalhão, o evento foi uma verdadeira viagem no tempo, mostrando a evolução e a continuidade da capacitação e do espírito guerreiro que caracterizam o 1° BAC.

Confraternização: O Espírito de Corpo que Une Gerações

Após as formalidades, o evento seguiu para um momento de confraternização. Um almoço especial reuniu os atuais integrantes do batalhão, autoridades civis e militares, e demais convidados. Foi uma oportunidade para compartilhar histórias, fortalecer laços e honrar aqueles que, com seu serviço, contribuem para a segurança e a soberania nacional.

Um Legado de Valor

O 40° aniversário do 1° BAC não é apenas uma celebração, mas um lembrete do compromisso contínuo do Brasil com a excelência em operações especiais. A unidade segue como um pilar de força, habilidade e coragem, elementos que são fundamentais para o sucesso das missões mais desafiadoras.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).