Entre 08 e 19 de março, a Escola Superior de Guerra (ESG) participou do “Curso de Estrategia y Política de Defensa – 2021”, conduzido pelo Instituto William J. Perry Center (EUA), na modalidade virtual, de forma a promover a compreensão mútua das questões políticas de Defesa e Segurança Internacional entre os países da América. O curso contou com a participação de cerca de oitenta civis e militares latino-americanos que atuam no segmento de Defesa de seus respectivos países.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Convidado para participar como Professor Convidado, o Coronel Ricardo Rodrigues Freire, do Centro de Estudos Estratégicos Marechal Cordeiro de Farias, conduziu duas conferências, sendo uma intitulada “Papel dos Ministérios da Defesa nos países democráticos e no contexto global e regional de defesa e segurança”, e a outra “A gestão de recursos humanos para a Defesa”.

 

Sobre a Cooperação entre ESG e WJPC

William J. Perry Center, fundado em 1995 reúne uma comunidade de profissionais de defesa e segurança do Hemisfério Ocidental na procura de abordagens de apoio mútuo aos desafios comuns a fim de promover uma maior compreensão da política regional dos EUA.

Perry Center firmou parceria de cooperação acadêmica com a ESG com a finalidade de intercambiar ferramentas necessárias aos processos de pesquisa sobre temas que envolvem a Segurança e a Defesa, bem como para a formulação de políticas, estratégias, tomada de decisões, implementação e controle e supervisão das atividades peculiares à Segurança e Defesa.

Mais detalhes sobre o Curso de Estrategia y Política de Defensa podem ser encontrados no Portal Eletrônico do Center for Hemispheric Studies William J. Perry, disponível em: www.williamjperrycenter.org/courses/strategy-and-defense-policy-sdp-2021.

Fonte: ESG

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).