Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

O presidente Lula e o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, realizaram uma série de trocas em cargos de liderança das Forças Armadas. Além disso, dez militares foram promovidos, marcando uma nova fase na estrutura militar do país. As mudanças, que foram publicadas no Diário Oficial da União, refletem uma estratégia de renovação e fortalecimento das Forças Armadas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

As Principais Mudanças no Exército

Dentre as mudanças, destaca-se a nomeação do general Luiz Duarte de Figueiredo Neto como chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Nordeste. O general Marco Alessandro da Silva foi nomeado comandante do 1º Grupamento de Engenharia, sendo exonerado do cargo de chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Nordeste. O general Rogério Cetrim de Siqueira é o novo comandante da 7ª Região Militar, sediada em Recife. Antes, ele era diretor de Obras de Cooperação.

Mudanças na Marinha e Promoções

Na Marinha, o vice-almirante Sílvio Luís dos Santos foi nomeado para o cargo de vice-chefe do Estado-Maior da Armada. O vice-almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior foi nomeado para o cargo de comandante do 5º Distrito Naval.

Além disso, Lula e Múcio promoveram dez militares, tanto do Exército quanto da Marinha, incluindo Francisco Carlos Machado Silva, general do Exército, e Alexandre Rabello de Faria, almirante de Esquadra do Corpo da Armada da Marinha.

O Impacto das Mudanças

As mudanças realizadas por Lula e Múcio representam uma nova fase para as Forças Armadas do Brasil. A promoção de novos líderes e a reestruturação de cargos importantes demonstram um compromisso com a renovação e o fortalecimento das Forças Armadas. Estas mudanças, sem dúvida, terão um impacto significativo na forma como as Forças Armadas operam e na sua capacidade de proteger e servir o Brasil.

Veja a lista das mudanças no Exército:

  1. O general Luiz Duarte de Figueiredo Neto foi nomeado chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Nordeste.
  2. O general Marco Alessandro da Silva foi nomeado comandante do 1º Grupamento de Engenharia, sendo exonerado do cargo de chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Nordeste.
  3. O general Rogério Cetrim de Siqueira é o novo comandante da 7ª Região Militar, sediada em Recife. Antes, ele era diretor de Obras de Cooperação.
  4. O general Flavio Marcus Lancia Barbosa foi nomeado comandante Logístico, deixando o cargo de chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.
  5. O general Flavio Mayon Ferreira Neiva foi nomeado subcomandante Logístico, deixando o cargo de chefe de Coordenação de Operações Logísticas.
  6. O general Ulisses Mesquita Gomes assume a chefia de Operações Logísticas, deixando de ser adido à Secretaria-Geral do Exército.
  7. O general Guilherme Langaro Bernardes foi nomeado diretor de Obras de Cooperação, deixando o comando do 1º Grupamento de Engenharia.
  8. O general Jason Silva Diamantino foi nomeado diretor de Contabilidade.
  9. O general Mauco Aurélio Baldassarri assume a chefia do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Leste, deixando de ser comandante da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.
  10. O general Talmo Evaristo do Nascimento foi nomeado novo comandante da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.
  11. O general Eron Pacheco da Silva foi nomeado chefe de Material.

Veja a lista das mudanças na Marinha:

  • Vice-almirante Sílvio Luís dos Santos para o cargo de vice-chefe do Estado-Maior da Armada.
  • Vice-almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior para o cargo de comandante do 5º Distrito Naval.
  • Vice-almirante Rogerio Pinto Ferreira Rodrigues para o cargo de diretor de Aeronáutica da Marinha.
  • Contra-almirante Emerson Gaio Roberto para o cargo de comandante da Força Aeronaval.
  • Contra-almirante Ricardo Jaques Ferreira para o cargo de secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar.
  • Contra-almirante Ricardo Lhamas Guastini para o cargo de diretor de Assistência Social da Marinha.

 

Veja a lista de Promovidos:

  1. Francisco Carlos Machado Silva, general do Exército.
  2. Edson Massayuki Hiroshi, general de Divisão Combatente do Exército.
  3. Luiz Duarte de Figueiredo Neto, general de Brigada Combatente do Exército.
  4. Eron Pacheco da Silva, general de Brigada Combatente do Exército.
  5. Talmo Evaristo do Nascimento, general de Brigada Combatente do Exército.
  6. Jason Silva Diamantino, general de general de Brigada Intendente do Exército.
  7. Alexandre Rabello de Faria, almirante de Esquadra do Corpo da Armada da Marinha.
  8. Rogério Pinto Ferreira Rodrigues, vice-almirante do Corpo da Armada da Marinha.
  9. Carlos André Coronha Macedo, vice-almirante do Corpo da Armada da Marinha.
  10. Ricardo Lhamas Guastini, contra-almirante do Corpo da Armada da Marinha.

Com informações do G1.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).