Por Fadbrício da Silva, CC BY 3.0 - Creative Commons

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira, 31 de julho, o prefeito de Pirapora, Alex Cesar, confirmou o recebimento do projeto executivo para a conclusão da reforma/restauração do histórico Vapor Benjamim Guimarães. Enviado pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA-MG), após quase três meses de atraso, o projeto agora se encontra nas mãos da prefeitura, que se prepara para dar andamento ao tão esperado processo de licitação e contratação da empresa que concluirá as obras.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Início Imediato do Processo de Licitação

imagem 2023 08 02 051542640
Foto: Elton Jackson

Ao lado de notáveis autoridades municipais, como a Vice-prefeita Anamaria Burle e o Presidente da Câmara Municipal, João Maurício Silva (Maurisim), o prefeito Alex Cesar detalhou os procedimentos legais para o início imediato do processo de licitação. Ele informou que, dentro de aproximadamente 60 dias, será selecionada a empresa que assumirá a execução e conclusão da obra. O prefeito ressaltou que essa decisão foi tomada em resposta ao projeto básico mal executado e inconclusivo, entregue no final de 2020, que resultou em diversos transtornos, interferências e longas negociações.

Investimento Municipal e Recuperação do Vapor

O município assumirá o custo final da reforma, estimado em quase R$ 3 milhões. “Decidimos não mais esperar por recursos governamentais. O município assumirá o custo final dessa reforma, contando com a parceria e acompanhamento do Ministério público estadual (MPMG)”, comentou o Chefe do Executivo. O Presidente da EMUTUR, Elton Jackson, esclareceu que o primeiro objetivo é concluir a reforma do casco, para depois colocar a embarcação para flutuar. Após sua completa recuperação, a intenção é retomar seus eventos culturais e passeios turísticos no Rio São Francisco, em conformidade com todas as atuais exigências técnicas, normas de segurança e procedimentos operacionais dos órgãos responsáveis.

Retorno às Águas e Reaquecimento da Economia Local

A volta do Vapor Benjamim Guimarães à navegação é considerada prioridade pela administração municipal. “A população não quer ver essa embarcação tão simbólica transformada em restaurante ou museu. Quer ver o barco de volta às águas, recebendo atrações culturais como a Sinfônica Jovem de Pirapora, atraindo turistas de todos os lugares e reaquecendo a economia local”, concluiu o prefeito Alex Cesar. Esse anúncio marca um novo capítulo na história do Vapor Benjamim Guimarães, uma embarcação única, com 110 anos de existência, que é o principal atrativo turístico no Vale mineiro do São Francisco.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).