A Bienal do Livro, um evento que já se tornou um marco na cultura brasileira, está prestes a ser palco de um momento histórico e inspirador. No dia 7 de setembro, a Marinha do Brasil (MB) lançará uma obra que promete emocionar e inspirar muitas pessoas. O livro, intitulado “Pioneiras: Militares que Marcaram a História da Mulher na Marinha do Brasil”, é uma celebração da trajetória de mulheres que quebraram barreiras e marcaram presença em um ambiente predominantemente masculino.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Este lançamento não é apenas uma oportunidade de conhecer histórias incríveis, mas também uma chance de interagir com as autoras em um bate-papo exclusivo que acontecerá às 16h, no Auditório dos Expositores, no pavilhão 4. E para tornar esse momento ainda mais especial, quem adquirir o livro na Bienal receberá 4 ingressos gratuitos para visitar a histórica Ilha Fiscal, localizada na pitoresca Baía de Guanabara.

Uma Jornada de Superação e Pioneirismo

imagem 2023 09 06 061508849

O livro destaca a carreira de mulheres que foram verdadeiras pioneiras na Força Naval, assumindo posições e responsabilidades que, até então, eram ocupadas exclusivamente por homens. Entre as 20 autoras que compartilham suas experiências únicas e marcantes, estão Oficiais-Generais, observadoras militares da Organização das Nações Unidas (ONU), Oficiais formadas pela Escola Naval e combatentes do Corpo de Fuzileiros Navais.

Segundo o chefe da Editora Letras Marítimas, este livro é uma compilação de testemunhos poderosos, contados na primeira pessoa por cada uma dessas “pioneiras”. “São 20 mulheres que dão uma alma única e vibrante ao título, inspirando outras jovens a escreverem novos pioneirismos”, explica. A obra promete ser uma fonte de inspiração, mostrando que é possível superar barreiras e alcançar grandes feitos.

Uma Celebração Adiada, mas Aguardada

Originalmente, a ideia do livro surgiu para celebrar os 40 anos do ingresso das mulheres na MB, que ocorreu em 2020. No entanto, devido à pandemia, o lançamento foi adiado. Agora, em 2023, a obra chega ao público, trazendo uma rica tapeçaria de histórias que incluem risos, lágrimas, suor, aprendizados e triunfos. O Capitão de Mar e Guerra Jefferson destaca que o lançamento foi reprogramado para um momento onde seria possível unir autoras e público, proporcionando uma experiência rica e significativa.

Expectativas Elevadas e Um Legado para o Futuro

As expectativas para o lançamento deste livro são altas. A Coordenadora do Projeto Museu Marítimo do Brasil, Capitão de Mar e Guerra Edina Laura Nogueira da Gama, que contribuiu para a introdução e o segundo capítulo da obra, acredita que o livro será uma verdadeira ruptura de paradigmas. Ela espera que a obra traga motivação e inspiração aos leitores, mostrando as trajetórias marcantes dessas mulheres na MB.

Além disso, a Primeiro-Tenente Naraiane Machado Feitosa vê o livro como um importante registro histórico, uma maneira de preservar um pedaço do caminho trilhado por essas mulheres na história da Marinha. Ela espera que a obra inspire futuras gerações a continuar esse legado compartilhado, criando mais oportunidades e honrando o compromisso daquelas que vieram antes.