Recife (PE) – No dia 4 de novembro, o Parque Regional de Manutenção da 7ª Região Militar (Pq R Mnt/7) promoveu formatura comemorativa ao seu centenário de criação, a ser completado em 10 de novembro. O evento foi presidido pelo Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Richard, e também marcou o Dia do Material Bélico, comemorado em 30 de outubro. Oficiais-Generais da Guarnição e convidados militares e civis marcaram presença na solenidade.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na ocasião, houve a aposição de uma corbélia de flores no busto do Patrono do Material Bélico, Tenente-General Napion, foi procedida à leitura de texto alusivo à data e concedidos diplomas referentes ao centenário do Pq R Mnt/7 a militares e Servidores Civis com mais tempo de serviço na Organização Militar.

Durante a formatura, o Diretor do Pq R Mnt/7, Tenente-Coronel Zylberberg, ressaltou que a Unidade é responsável pelo apoio a 46 organizações militares, destacando entregas no ano de 2022, como o reparo e manutenção de mais de 100 viaturas operacionais e administrativas, o número de 1.000 armamentos manutenidos e a disponibilização da 100ª viatura do Projeto Marruá, após manutenção preventiva e corretiva em 2º e 3º escalões.

História
O Pq R Mnt/7 tem sua origem mais remota ligada à Oficina Regional de Reparação de Material Bélico, criada em 10 de novembro de 1922, no Rio de Janeiro. Essa Unidade passou a ser denominada Parque Regional de Material Bélico, em 1947, e Parque Regional de Armamento/7, em 1957.

Em 1941, no Rio, foi criado o Parque Regional de Motomecanização/7, também relacionado às origens do Parque 7. No ano seguinte, equipamentos e materiais dessa Unidade foram transportados por navio à cidade do Recife, onde ocupou diversos endereços até se fixar no bairro de Casa Forte, em 1950.

Por fim, no dia 28 de dezembro de 1979, o Parque Regional de Armamento/7 e o Parque Regional de Motomecanização/7 foram extintos, dando lugar ao Parque Regional de Manutenção/7. Ao longo dos seus 100 anos de história, essa tradicional OM logística vem marcando seu nome no contexto do Exército Brasileiro com o trabalho de gerações de militares comprometidos e dedicados, contribuindo para produzir poder de combate no âmbito do Comando Militar do Nordeste.

Fonte: CMNE

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).