Em um evento significativo realizado em 19 de janeiro, a pedra fundamental do novo campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) foi lançada na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ). A cerimônia contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e várias outras autoridades, incluindo o Ministro da Defesa, o Ministro da Educação, a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, entre outros.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Diferenciação Curricular

70927fc7 fa11 40b1 8d2d 1fbcbf3d3c96

Segundo o Ministro da Educação, Camilo Santana, os cursos ofertados no ITA Fortaleza terão características distintas dos cursos da unidade de São José dos Campos, visando complementaridade e não concorrência entre as sedes.

Primeiro Vestibular e Planos Futuros

O primeiro vestibular para a nova unidade está previsto para este ano, selecionando 50 alunos para os cursos de Engenharia de Energia e Engenharia de Sistemas. As aulas terão início inicialmente na sede de São José dos Campos em 2025, com a expectativa de que as instalações de Fortaleza estejam prontas para receber estudantes em 2027.

Referência em Educação e Tecnologia

O ITA é reconhecido nacional e internacionalmente por seus cursos de graduação e pós-graduação em engenharia e tecnologia, especialmente no setor aeroespacial. A nova unidade em Fortaleza representa a expansão dessa instituição de excelência no Nordeste brasileiro.

Importância Estratégica do Novo Campus

aed0d039 3267 4e64 bdf1 f95aab250057

A escolha de Fortaleza como sede do novo campus do ITA é estratégica, dada a alta taxa de aprovação de estudantes cearenses no vestibular da instituição. O Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Comandante da Aeronáutica, ressaltou a importância do ITA na formação de engenheiros para o desenvolvimento tecnológico do Brasil.

ITA: Um Centro de Referência

Fundado em 1950 e localizado em São José dos Campos, o ITA é um marco na educação em engenharia no Brasil. A instituição é conhecida pelo rigoroso processo seletivo e tem sido o berço de muitos estudantes talentosos do Ceará, refletindo sua importância na formação de futuros engenheiros e tecnólogos.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).