No âmbito da cooperação entre forças de segurança, o Comando de Operações Terrestres (COTER) recebeu uma visita ilustre: o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo (CBMESP). Nesse encontro, que marca o início de uma parceria estratégica, o Inspetor-Geral da Inspetoria-Geral das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares (IGPM) deu as boas-vindas à autoridade na sede da IGPM, localizada no Quartel General do Exército.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Conversas Produtivas e Colaborativas

Durante essa reunião, uma série de temas relevantes para ambas as instituições foram discutidos. Os representantes do CBMESP e do COTER exploraram oportunidades de colaboração nos macroprocessos gerenciados pela IGPM e outras ações integradas que podem ser realizadas entre o Exército Brasileiro e o Corpo de Bombeiros de São Paulo. Essas conversas produtivas visam aprimorar o apoio mútuo e a cooperação em áreas de interesse comum.

Compreendendo o Papel do COTER

O Inspetor-Geral teve a oportunidade de apresentar as missões desempenhadas pelo Comando de Operações Terrestres, proporcionando uma visão abrangente das atividades do COTER. Além disso, ele destacou os trabalhos da IGPM e os desdobramentos das atividades relacionadas ao emprego, preparo da tropa e doutrina militar, que estão sob a responsabilidade do COTER. Essa troca de informações permitiu ao CBMESP entender melhor o papel do COTER e como essa parceria pode ser benéfica para ambas as partes.

Homenagem e Reconhecimento

Snapinsta.app 393808806 342875035171919 2219834016266641894 n 1080

Ao término do encontro, o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo prestou uma homenagem simbólica ao Inspetor-Geral. Ele presenteou o Inspetor-Geral com o capacete operacional da corporação, destinado à galeria de temas da IGPM. Essa ação simboliza a passagem do CBMESP pelo COTER e ressalta a importância da parceria em construção.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).