Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
A Marinha do Brasil concluiu com sucesso a “Operação Verão Amazônico 2023” e a segunda fase da Operação “Verão”, em ações concentradas nas regiões litorâneas e nos rios dos estados do Amapá, Pará, Maranhão e Piauí. A estratégia, realizada durante o período de férias escolares, de 1 a 31 de julho, visava intensificar as inspeções navais nas áreas de maior tráfego de embarcações de passageiros, iates, lanchas e motos aquáticas.
Resultados Gerais da Operação
A operação resultou em uma expressiva fiscalização de 5.411 embarcações na área sob a jurisdição do Comando do 4º Distrito Naval, um aumento de 59% em relação ao último período de alta estação. Durante as inspeções, as infrações mais comuns foram condutores e tripulantes não habilitados, além da falta de documentos e equipamentos obrigatórios. Em resposta, foram emitidas 162 notificações, 30 embarcações foram apreendidas, e 15 inquéritos administrativos sobre acidentes e fatos de navegação foram instaurados.
Resultados por Estado
No Amapá, as ações foram concentradas em Macapá, Santana, Mazagão, Itaubal, Calçoene e Oiapoque, resultando na inspeção de 1.665 embarcações. No Maranhão, a atuação ocorreu em áreas de grande fluxo na região metropolitana de São Luís e outros municípios, com 2.653 inspeções realizadas. No Pará, foram realizadas 997 abordagens com foco em lanchas, iates e motos aquáticas. Já no Piauí, a intensificação das ações no litoral e no Delta do Parnaíba resultou na inspeção de 96 embarcações.
O Serviço de Busca e Salvamento da Marinha (Salvamar)
O Salvamar tem a missão crucial de prestar auxílio à vida humana em perigo no mar, nos portos e nas vias navegáveis interiores. 24 horas por dia, os integrantes do Salvamar estão prontos e estrategicamente posicionados para prestar socorro, utilizando navios, aeronaves, mergulhadores da Marinha, além de embarcações de entidades privadas, órgãos governamentais e empresas. Para pedir socorro, o canal 16 de uma estação rádio VHF é exclusivo para essa finalidade. Além disso, o número 185 é dedicado exclusivamente para receber pedidos de auxílio.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395