Em Santa Helena, Paraná, um exercício simulado tomou um rumo dramático quando a queda de uma ponte sobre o rio São Francisco Falso deixou os moradores da localidade de Subsede isolados. Sem comunicação e sem assistência, a situação se tornou tensa, com os moradores se revoltando e a ordem pública ameaçada.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Resposta Imediata: Força Tarefa 116 BIMec

imagem 2023 08 17 112515642

Diante do caos, a Força Tarefa 116 BIMec foi acionada para reestabilizar a situação no distrito. Sem a ponte para atravessar o rio, uma equipe composta por cerca de 60 militares, membros da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros foi enviada de helicóptero Cougar para controlar o distúrbio. Eles desembarcaram no estádio de futebol de Subsede, onde foram recebidos por manifestantes clamando por comida e abrigo.

Negociação e Liderança: A Arte do Controle Pacífico

imagem 2023 08 17 112703117

O controle da situação foi feito de forma exemplar, sem o uso de armas, e sob o olhar atento de observadores internacionais. Os Oficiais das Nações Amigas acompanharam de perto a ação da tropa, que demonstrou habilidades cruciais de liderança, negociação de conflitos e controle emocional. Essa abordagem pacífica e firme reforça o compromisso das forças de segurança com a proteção e o bem-estar da comunidade.

Mais que uma Simulação, uma Lição de Humanidade

Após restabelecer a ordem, os militares seguiram em marcha por 2 km até o rio, onde realizaram a transposição sobre uma portada para retornar a Santa Helena. Este exercício, mais do que uma simples simulação, foi uma demonstração viva da prontidão, humanidade e profissionalismo das nossas forças de segurança. Em tempos de crise, eles estão prontos para agir – não apenas como soldados, mas como guardiões da paz e da ordem social.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).