Florianópolis e outros 81 municípios de Santa Catarina enfrentam um momento delicado. As fortes chuvas que atingiram a região levaram o Governo do Estado a declarar situação de emergência. Muitas famílias estão desabrigadas, estradas foram interditadas e a população busca meios de se reerguer diante do cenário adverso.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Mobilização do Exército Brasileiro

Snapinsta.app 386557207 717143623779187 2489777176152679476 n 1080

Em resposta rápida a essa situação, a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada lançou a Operação Ânimo Forte. Um contingente significativo de militares já está em alerta máximo. Além do pessoal, viaturas, embarcações e especialistas estão a caminho da região de Blumenau/SC, uma das mais afetadas. O objetivo principal é estar ao lado da Defesa Civil e oferecer todo o suporte necessário à população local. Seja no resgate de pessoas, na distribuição de mantimentos ou na reconstrução de áreas danificadas, o Exército está pronto para atuar.

Braço Forte, Mão Amiga

O lema “BRAÇO FORTE! MÃO AMIGA!” do Exército Brasileiro nunca fez tanto sentido. Em momentos de crise, a presença militar traz segurança e esperança à população. A Operação Ânimo Forte é um exemplo claro do compromisso do Exército em servir e proteger os cidadãos, mostrando que, mesmo diante das adversidades, a união e a solidariedade prevalecem.

A Esperança Renasce

A mobilização do Exército em Santa Catarina é um sinal de que, mesmo nos momentos mais difíceis, o Brasil não está sozinho. A Operação Ânimo Forte é uma luz no fim do túnel para muitos catarinenses, e a presença dos militares na região é um lembrete de que a esperança sempre renasce, mesmo após a tempestade.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).