No dia 18 de abril o Brasil recebeu da ONU a elevação do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais de Força de Paz de Emprego Rápido para o nível três do Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas (UNPCRS). Nessa condição, a tropa da Marinha do Brasil foi a primeira do Estado brasileiro a ocupar uma posição neste nível. 

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

IMG 1749 1
Os diplomas da Certificação de Tropa do nível 2 e do nível 3 da ONU

E com o propósito de manter a tropa no mais elevado nível de prontidão operativa, entre os dias 25 e 29 de abril a Força de Fuzileiros da Esquadra efetuou o treinamento “Força de Paz de Emprego Rápido”, visando manter as capacidades necessárias ao emprego dos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais em missões de paz.

IMG 1791
Simulação do uso de corredores humanitários com uso de Lagarta Anfíbia

O Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção de Paz das Nações Unidas (UN PCRS) foi criado em 2015 com a finalidade de uma resposta mais rápida no emprego de tropas em missão de paz internacional. 

IMG 1820
Capacidade Hospitalar da Base de Operações Temporária

A partir de agora, o Grupamento Operativo de Fuzileiros navais de Força de Paz de Emprego Rápido encontra-se em uma situação de destaque, visando um futuro desdobramento em missão da ONU.

Histórico

Em 2021, a MB recebeu uma Visita de Avaliação e Assessoramento (AAV) da Organização das Nações Unidas (ONU). Como resultado da visita o Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais de Força de Paz de Emprego Rápido foi elevado ao nível dois do Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção de Paz das Nações Unidas (UNPCRS). Na ocasião, o relatório final da ONU destacou: “Os Fuzileiros Navais do Brasil possuem mentalidade expedicionária, móvel e ágil; altos padrões de prontidão operativa e de pessoal; forte comando e controle; elevada moral e disciplina e são bem treinados”.

Esta ano, após uma análise da documentação necessária, a ONU elevou este grupamento ao nível três do UNPCRS, o mais elevado. Com o anúncio, a tropa da MB passou a ser a primeira do Estado brasileiro a ocupar uma posição neste nível, contribuindo diretamente para um futuro emprego das tropas em missões de paz da ONU.