A Major Gabriela Rocha Bernardes, oficial do Exército Brasileiro, está realizando um trabalho pioneiro na Missão Integrada das Nações Unidas de Assistência à Transição no Sudão (UNITAMS). Desde junho de 2022, ela atua como oficial de relatórios do Comitê Permanente de Cessar-fogo na região de Darfur, oeste sudanês. Sua função é monitorar e registrar os acordos e as negociações de cessar-fogo na região. A UNITAMS é uma missão política especial criada para auxiliar o país africano em seu atual período de instabilidade política.
A Major Gabriela trabalha no Comitê de Cessar-fogo, sediado na cidade de El Fasher, norte de Darfur. O local é acessível apenas por transporte aéreo, fornecido pela própria ONU duas vezes na semana. Outros desafios são os requisitos de segurança devido à instabilidade ainda em curso e o fato de a região não possuir mais uma base militar, destruída e saqueada em dezembro do ano passado.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
O trabalho da Major Gabriela é inédito para militares do Brasil, sendo a primeira e única vaga ocupada pelo país na UNITAMS. Ela ressalta a importância de desenvolver um trabalho que ainda não havia sido executado por militares do Brasil e espera que outras vagas possam ser abertas. A Major Gabriela é a terceira militar a se apresentar como ‘staff officer’ no Quartel-General em El Fasher. A UNITAMS possui um efetivo pequeno, e apenas outros dez militares, de diferentes nacionalidades, deverão ser desdobrados nos cinco setores do Comitê espalhados pela região de Darfur para exercer suas funções por um ano.
A Major Gabriela ressalta que o ineditismo da atividade tem transformado a missão em um processo de descoberta. Ela destaca que essa não é uma missão de paz como as que estamos acostumados a trabalhar e que é um país muçulmano no qual o Brasil atua, sob a égide da ONU, ainda mais sendo mulher, o que demanda uma maior adaptabilidade à cultura local. A oficial acredita que o trabalho será fundamental para agregar conhecimento, contribuindo para a formação e orientação de outros militares para desempenhar funções ainda pouco exercidas pelo Brasil, abrindo mais espaço para atuar dentro do Sistema da ONU.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias, faça denúncias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395