No período de 25 a 28 de outubro, o 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (3º GAC AP) – “Regimento Mallet” – apoiou o Curso de Artilharia da Academia Militar das Agulhas Negras (C Art AMAN) na realização de seu pedido de cooperação de instrução (PCI) na Guarnição de Santa Maria.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

No dia 27 de outubro, o Comandante do 3º GAC AP iniciou o ciclo de instruções que foram ministradas aos cadetes do 3º ano do C Art AMAN. Os cadetes conheceram as novas viaturas blindadas de combate obuseiro autopropulsado (VBCOAP) M109 A5+BR e o funcionamento de uma bateria de obuses (Bia O) empregando o Sistema Gênesis, realizaram uma visitação ao Museu do Regimento Mallet, receberam informações sobre o histórico da Unidade (criada em 1831 como Corpo de Artilharia a Cavalo) e do Patrono da Arma de Artilharia.

No dia 28 de outubro, deslocaram-se para o posto de observação da artilharia (PO Art) no Campo de Instrução de Santa Maria (CISM) para acompanharem o tiro real executada pela 1ª bateria de obuses com a VBCOAP M109 A5+BR. O PCI permitiu aos cadetes conhecerem a tradição e a operacionalidade do Regimento Mallet, aumentando seus conhecimentos sobre a Artilharia de Campanha Brasileira.

Fonte: 3º GAC AP
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).