Fort Benning, Georgia (Estados Unidos) – No dia 22 de novembro, o Segundo-Tenente Sidney Peixoto Azevedo concluiu o Curso Básico de Líder de Fração para Oficiais de Cavalaria – Armor Basic Officer Leader Course,  na Escola de Blindados Americana (U.S. Army Armor School).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Visando preparar o oficial de cavalaria para comandar um pelotão de carros de combate, o curso possui 19 semanas divididas em quatro fases. A primeira fase é focada no combatente individual básico, na qual os instruendos passam por provas físicas, de orientação diurna e noturna e de tiro de pistola. Na segunda fase os oficiais aprendem a técnica do carro de combate M1 Abrams e executam tiros com munição real em ambiente diurno e noturno. A terceira fase é dedicada ao planejamento de missões com blindados, com a emissão de quatro ordens de operações. Na quarta e última fase todos os conhecimentos são colocados à prova em quatro semanas de operações com blindados, sendo realizadas várias missões ao longo do dia e cada aluno é avaliado quanto a sua capacidade de comandar um pelotão de carros de combate no terreno.

O Segundo-Tenente Sidney classificou-se em 3º lugar geral em sua turma, composta por 71 oficiais americanos e cinco estrangeiros. Seu desempenho ao longo do curso lhe concedeu a honra de melhor oficial estrangeiro e de ser integrante da Lista do Comandante, mérito dos 20% mais bem classificados da turma.

Fonte: Aditância do Brasil nos Estados Unidos da América

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).