O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado em São José dos Campos (SP), realizou, de 14 a 25 de junho, a Campanha de Certificação do Míssil AM39B2M2 Exocet, empregado pela primeira vez a nível mundial em um helicóptero H225M. A ação foi um trabalho conjunto entre o Subdepartamento Técnico (SDT), a Divisão de Projetos (DPJ), o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) e o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) do DCTA, visando aumentar a capacidade operacional da Marinha do Brasil (MB).

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A Campanha consistiu em dois lançamentos do míssil AM39B2M2 em uma área de ensaio selecionada pela Marinha, afastada mais de 130 milhas do litoral. A operação contou com a participação de diversas outras Companhias e Organizações Militares, como a Airbus Helicopters/Helibras, a empresa MBDA e a Marinha do Brasil.

De acordo com o Coordenador-Geral da Operação (CGO), Coronel Aviador José Ricardo Scarpari, “mais do que uma etapa contratual, a certificação de integração do míssil AM39 Exocet ao H225M versão Naval, viabilizará o aumento da capacidade de emprego da Marinha do Brasil, que obterá novamente a capacitação de lançamento dessa categoria de armamento inteligente, a partir de uma plataforma de Asas Rotativas. É a Força Aérea Brasileira (FAB) contribuindo para o poder dissuasório das Forças Armadas”, afirma.

i217614195401780Ainda segundo o Oficial, a Campanha exigiu meses de planejamento e preparação, sendo realizadas ações de treinamento e de simulações para tornar possível o ensaio com o nível de segurança apropriado. Dentre as atividades preparatórias, destacam-se o treinamento no laboratório de testes de sistemas da Helibras (CSIB – Complete System Integration Bench), o treinamento na Unidade de Treinamento de Escape para Aeronaves Submersas (UTEPAS) e a qualificação de pouso a bordo em navio da Marinha do Brasil.

Preparação para a Campanha

O treinamento no CSIB foi realizado em abril, na cidade de Itajubá (MG), local onde fica a sede da empresa Helibras. Na oportunidade, pilotos e engenheiros de prova puderam se familiarizar com o sistema embarcado na versão Naval do helicóptero H225M, bem como analisar e ajustar os detalhes operacionais e de segurança relativos aos voos da Campanha de Certificação.

i217614195301358O treinamento UTEPAS, ocorrido no mês de maio, foi realizado no Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval (CIAAN), na cidade de São Pedro da Aldeia (RJ). Desenvolvido pela Marinha do Brasil, o treinamento teve a finalidade de melhorar a possibilidade de sobrevivência das tripulações de ensaio em caso de queda da aeronave no mar. Foram feitas simulações de queda do helicóptero na água e o treinamento de escape pelos tripulantes.

A qualificação de pouso a bordo em navio da Marinha do Brasil foi realizada em duas etapas, nos meses de março e junho. Na primeira, pilotos e engenheiros de prova puderam acompanhar os procedimentos para pouso a bordo no NAM (Navio-Aeródromo Multipropósito) Atlântico. Na segunda etapa, ocorreu a qualificação para pouso a bordo do NDM (Navio Doca Multipropósito) Bahia, navio utilizado em apoio à Campanha de Certificação, com instruções teóricas e práticas. As instruções teóricas ocorreram no aeródromo da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) e as instruções práticas ocorreram no NDM Bahia navegando em alto-mar. A qualificação ocorreu com o navio em movimento no mar e seguiu o mesmo programa de formação realizado pelos pilotos da Marinha do Brasil.

i217614195209042De acordo com o Piloto de Prova Principal da Campanha (PP1), Major Aviador Javé Ferreira da Costa, “o planejamento e as ações realizadas em período anterior da Campanha permitiram que os objetivos dos ensaios fossem alcançados com segurança”, disse.

Após a realização da Campanha, as próximas etapas serão finalizar discussões contratuais e ensaios entre o DCTA/IPEV e a Helibras/Airbus Helicopters, de maneira que se possa viabilizar o recebimento da primeira unidade da versão Naval ainda no ano de 2021.

Confira aqui o vídeo

Fotos: DCTA/IPEV

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).