Para aperfeiçoar os conhecimentos de militares em diversos temas relacionados à Logística Militar da Defesa, o Ministério da Defesa, juntamente com a Escola Superior de Guerra (ESG), oferece o Curso de Extensão de Logística e Mobilização. A terceira edição dessa capacitação foi encerrada na sexta-feira (23), com a formatura de 23 estagiários, sendo seis da Marinha, onze do Exército e seis da Aeronáutica.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Ao parabenizar os formandos, o Vice-Chefe de Logística e Mobilização, General de Divisão Marcos André da Silva Alvim, que presidiu a cerimônia, ressaltou a promoção do aperfeiçoamento em níveis gerenciais, de assessoramento e executivo. “A Logística adquiriu, através dos tempos, uma posição de relevo nas operações militares e tornou-se, indiscutivelmente, fator condicionante para o curso de uma campanha militar e para o desenvolvimento de uma Nação”, destacou o general.

Igor Soares-30.jpg

Durante três semanas de curso, foram explorados temas como Mobilização Militar e Nacional; Ciência, Tecnologia e Inovação de Defesa; Aquisições Conjuntas, Projetos Estratégicos das Forças Armadas; Ciclo de Vida; Catalogação de Produtos de Defesa; Saúde Operacional e Defesa Alimentar; entre outros temas.

Reconhecimento

Para o formando Capitão de Fragata Ronaldo de Almeida Miranda Junior, a iniciativa possibilitou o debate sobre novos temas de grande relevância ligados à Mobilização. “Absorver informações como as que foram apresentadas, fruto das experiências dos palestrantes, foi muito útil para o nosso conhecimento”, assegurou o militar.

A contribuição na capacitação para todos que integram as Forças Armadas foi outro ponto destacado pelo Coronel do Exército Cleyton Vaz. “Os conhecimentos passados no curso, particularmente, voltados ao nível estratégico, operacional e tático, vão contribuir para que possamos desempenhar as nossas funções de uma maneira muito mais adequada”, destacou o formando.

As aulas oferecidas foram elogiadas pelo Tenente-Coronel da Aeronáutica Fabiano Ferrarezi de Freitas. Ele disse que o curso oferecido pelo MD contribuiu para o conhecimento aprofundado de atividades voltadas tanto para a logística militar conjunta como também para a mobilização nacional e militar.

Foto: Alexandre Manfrim

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).